As dicas que se seguem são regras básicas de uma boa organização familiar que o/a ajudaram a controlar melhor os seus rendimentos e as suas despesas.
São dicas simples que, normalmente até sabemos mas que não fazemos com regularidade, sendo que isso se reflete na nossa vida económica.
1. Registe as suas despesas: Num caderno ou numa folha comesse a registar todas as suas despesas, começando por aquelas que normalmente não tem talão como a renda da casa, as contas da água, luz, gás, os seus créditos, a prestação do carro, etc. Guarde também os talões de tudo o que comprou ou consumiu, seja um jantar, as compras de final de mês, uma camisola, uns auriculares etc.
No fim do mês verifique a diferença entre o que ganhou e o que gastou, comparando as despesas e verificando quais das mesmas poderia abdicar para poder poupar um pouco mais. Repita a sequência durante os seguintes meses e verá que, mês a mês irá "cortar" algumas despesas que se tornaram dispensáveis do seu orçamento familiar.
2. Fazer as refeições em casa: Tome o pequeno-almoço, os lanches e as restantes refeições em casa, assim evita gastar dinheiro a mais todos os dias e isso revelar-se-há muito positivo na sua vida económica. Caso não tenha esta opção pode sempre levar consigo as refeições, preparando-as com antecedência.
3. Aproveite os cupões e talões de desconto: Hoje em dia temos cupões e talões de desconto em diversos artigos, o que representa uma grande ajuda na hora de fazer as suas compras do mês. No entanto tenha cuidado! Temos a tendência de utilizar os descontos TODOS e acabamos por COMPRAR O QUE NÃO NECESSITAMOS! Compre apenas o que utiliza, se tiver cupões de coisas que não precisa ou não usa pode sempre dá-lo a um amigo ou alguém próximo que os utilize!
4. Faça uma lista do que necessita comprar: Temos tendência para comprar sempre mais do que necessitamos, não caia nesse erro! Leve uma lista detalhada de tudo o que realmente precisa e tente cumpri-la ao máximo para que o seu orçamento fique mais controlado.
5. Utilize a biblioteca: Se o seu orçamento é apertado e não tem espaço para comprar os livros que quer ou se os comprar começa a ficar mais "apertada" durante o mês opte por uma escolha fácil, vá à biblioteca! Não é paga e pode sempre requisitar o livro que quiser.
6. Faça passeios económicos e divertidos: Atualmente existem diversos locais que podem ser visitados gratuitamente, se procura um passeio familiar divertido e dinâmico mantenha-se a par destes. Vá a um parque, visitar um museu no dia em que é grátis (normalmente ao domingo), faça piqueniques em vez de ir almoçar fora etc.
7. Separe sempre algum dinheiro para colocar de parte: Todos sabemos que, principalmente quando existem filhos no meio, são enormes os contratempos e as despesas inesperadas portanto coloque sempre algum valor de parte de modo a estar preparada para estes pequenos acontecimentos. Se por acaso, num determinado mês não foi preciso esse valor deixe-o lá, esse está já poupado. Evite utilizá-lo mas não passe necessidade para poupar.
Baseado em: http://saberpoupar.com/artigos/20-dicas-para-poupar-dinheiro
Adorei mesmo, continua parabéns!
ResponderEliminara autora deste blogue sabe bem o que os jovens precisam, muito bem conseguido, realmente, muitos parabéns! Adorei ler
ResponderEliminarMuito bom, este blogue ajudou-me muito mesmo.... Continua assim a desenvolver o trabalho que Só tu sabes fazer... :)
ResponderEliminarGrandes dicas bem preciso hihihi
ResponderEliminar